terça-feira, 5 de agosto de 2008

Experience@São João

Faz pouco mais de um mês que fui ao Porto, para «experimentar» o São João.
As memórias ainda estão bem vivas, como tal, apetece-me partilhá-las...

Dia triste?! com a chuva miudinha a que chamam «orvalhada de São João»... No Way! Uma das noites mais bem vividas com os meus Amigos AL e Ct.
Um colega meu, experiente no Porto, disse-me que era a festa popular mais engraçada do mundo! Esperei para ver, mas devo acrescentar que desde miúdo que alimentava o desejo de viver aquela noite ao vivo...
Começámos por andar de metro no Porto (1.ª experiência)...

Chegámos às Fontainhas, o bairro mais típico do São João e fiquei desde logo impressionado com a quantidade de people que estava nas ruas...

Jantámos na Batalha, no tasco «Porto Ginginha», casa centenária...

Ementa constituída por febras, sardinhas (2.ª experiência), caldo verde e por um convívio engraçadíssimo com a dona da casa... servi de tradutor a umas norueguesas (uma desejava mais indicações do que aquelas que estava com vontade de lhe prestar), depois a uns ingleses e uff! por momentos, achei que me queriam contratar para o «restorán».

Next, o fogo de artifício (3.ª experiência)... espectáculo lindo, bem regado com um vinho...de onde era mesmo? Fornecido por uns colegas temporários de festa que por ali andavam apetrechados :)

De seguida, a aventura de sair da Praça do Cubo... pior que o metro (em Lisboa)...

caminhada da Ribeira até à Foz, com paragens nos bailes de Massarelos e Miragaia (4.ª experiência)...
Fez-me pensar que a Bahia estava no Porto, com tantos estrangeiros e toda a gente a dançar, qualquer coisa, muito perto da Lambada, no que ao estilo diz respeito...

Saudável convívio,

com imensas marteladas pelo meio, que nós também comprámos umas «marretas» para nós (5.ª experiência).

Dizem que são 15 kms. Não sei se são, mas é uma longa peregrinação que parece ser feita, não por uma, mas por duas cidades (Porto e Gaia).
O X veio-nos buscar ao Castelo do Queijo e acabámos a noite e começámos o dia no seu Bar. Disse-nos que éramos loucos, ter feito tudo aquilo a pé... mas essa é a graça da festa... A Grande Experiência!
A tudo isto, junta-se um convívio inolvidável com cicerones fantásticos (AL e Ct), como só eles sabem...

Recomenda-se a repetição! E a quem nunca foi, recomendo vivamente a experiência...

1 comentário:

Cimav disse...

Estamos à tua espera para um novo percurso pelos caminhos do Porto.
Sabes que és sempre bem vindo.
AL e CT