terça-feira, 30 de março de 2010

The Book of Eli


Podia chamar-se «Mad Max 4» ou «Ensaio sobre a Cegueira 2»...
Chama-se «The Book of Eli» e é o novo filme dos irmãos Hughes, tendo Denzel Washington como protagonista e produtor (acredito até, que seja um projecto de vida)...
Para mim, de culto, apesar das críticas...
O tom sépia, tornando o cenário quase monocromático e a fotografia fantástica, fazem com que desejasse ter um poster de cada frame... e este filme tem mais conteúdo nas entrelinhas do que nos diálogos das personagens...
Num pós-apocalipse, sem necessidade de introduções ou de funestas explicações, Eli é alguém com um propósito...
trinta invernos passados a rumar a oeste...
Nada nem ninguém o detém... apesar de parecer atrair problemas como um iman...
O livro de Eli é a Bíblia e assistimos a um rewind histórico...
numa luta pelo «livro que torna as pessoas mais poderosas», «uma arma»...
Mais do que as cenas coreografadas... o que me surpreendeu foram os cenários minimal e, fundamentalmente, os silêncios ensurdecedores... que nos deixam multi-interpretações, seja do que se passa no mundo de Eli, no nosso mundo e, mais importante, connosco...
A fé é importante e a questão principal... seja em Deus ou, no mínimo, em nós próprios... quem não acredita, pelo menos em si, perece...
Cegos são aqueles que não querem ver...
«bELIeve in hope»

8 comentários:

Sparkle disse...

Hummm vou ter que ir ver!

Lou Salomé disse...

Brilhante!! Ando na temática da cegueira e da força do acreditar!
Está perfeitamente enquadrado e por isso, n.º1 da lista! Beijo doce

Paula Abreu Silva disse...

Tenho mesmo que ir ver !
Nestes próximos dias prevejo umas quantas 'maratonas cinematográficas' ! ;)

Bjinhos

BRG disse...

:0 Para quando uma coluna numa revista de cinema !
Tens jeito para a coisa :)

PSousa disse...

Caras Amigas, espero sinceramente que gostem... eu ando extraordinariamente introspectivo com uma análise interior que me corrói há demasiado tempo... Este filme por muito pouco representativo que seja (a avaliar pelos críticos cinematográficos) representou algo de importante e chamou-me a atenção para o pouco cuidado que tenho tido para com o meu amor próprio...

Bj doce para todas

PSousa disse...

Amigo BRG,

adoro cinema, apenas isso :)
Obrigado!

Aime disse...

... do que até agora vi, gosto.
baisers

PSousa disse...

Aime,

o trailer não faz juz... promove a acção em detrimento do mais importante do filme, que é a sua filosofia...

Bj