quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fatalismo Romântico


«Em nenhuma outra área a ânsia por um destino é tão forte como na nossa vida amorosa. Sendo nós, tantas vezes, obrigados a partilhar a cama com quem não compreende a nossa alma, não será perdoável o facto de acreditarmos (contrariando todas as regras da nossa época iluminada) que havemos de encontrar, um dia, o homem ou a mulher dos nossos sonhos? Não poderá ser-nos permitido um certo grau de supersticiosa fé numa criatura que trará a solução dos nossos inexoráveis anseios? E embora as nossas preces possam nunca ser respondidas, embora talvez haja fim para o funesto ciclo da incompreensão mútua, se porventura os céus decidirem ter piedade de nós, será realmente legítimo pedir que atribuamos o encontro com esse príncipe ou princesa ao mero acaso? Não teremos direito a, por uma vez, voltar as costas à censura racional e considerar tal acontecimento parte inevitável do nosso destino romântico?»

In Ensaios de Amor, de Alain de Botton

Eu gosto de acreditar no destino... pela quantidade de coincidências inimagináveis que já me «atingiram»... mas também acredito que temos realidades diferentes em função das nossas escolhas... e há momentos em que não há escolhas, nós é que gostaríamos de criar uma diferente realidade...

11 comentários:

Ana disse...

E é tão duro ter de aceitar a realidade que não queremos...força, my friend!

Anónimo disse...

desta vez, para além de dizer que aprecio muito o que aqui tem mostrado, pretendo com este comentário informá-lo que não me conhece e não sou o M que pensa… peço desculpa pela confusão que gerei…
outro M

Sparkle disse...

Ama a eseprança, ama a vida, ama o amor. A materialização em alguem, vem por arrasto.
A pergunta emergente: vomo anda o romance contigo próprio? .. parece-me um "bad romance"... ;-)
Beijo... apaziguador.

utopista disse...

E se um dia a vida, o destino, as nossas preces, o acaso, o que quer que seja, nos mostrarem o outro (a outra) que corporiza os nossos sonhos?
E se, confirmada e reconfirmada a descoberta, a "censura racional" perdura mais forte e a reduz a expressões de júbilo, mas intermitentes? O que seria melhor? O desejo apenas, sem descoberta, ou a descoberta incapacitante?
Se não é consoladora, a ausência, não é pacífica a intermitência.

só 1 mulher disse...

Eu não acredito no destino, no seu verdadeiro sentido, mas isso sou eu... o destino, o meu, sou eu que o faço... dia após dia..
Numa coisa tens razão... quantas e quantas vezes, não gostaria de ter tido a possibilidade de criar uma realidade diferente... mas não foi possível...

Gostei muito deste espaço.. vou voltar..

1 beijinho

PSousa disse...

Ana,

Amiga Linda, já estou cá em cima...subi o Everest numa manhã!

Beijo doce

PSousa disse...

Caro M, como diz uma Amiga, sem stress ;)
Um pedido de desculpas pelo mal-entendido, porque por M, trato uma determinada Amiga :)

Obrigado pela correcção, pelas visitas e pelos simpáticos e agradáveis comentários.

Abraço

PSousa disse...

Sparkle,

(hoje) em paz comigo mesmo, com a vida e (espero) com o amor...
O meu romance comigo próprio, voltou ao normal... amo-me! ;)
Obrigado pelas tuas palavras, pela música e pelo beijo de paz que retribuo

PSousa disse...

Mano,

voto na intermitência... como dizia alguém...
«Um momento de felicidade vale mais do que mil anos de celebridade»
Voltaire


Abraço

PSousa disse...

Só,

como referi, acredito que modelamos o nosso destino, todos os dias, mediante as nossas opções... e acredito que na maioria dos casos, no mínimo há sempre duas...

Obrigado pela visita e pelas agradáveis palavras.

Volte sempre

só 1 mulher disse...

Obrigada, vou voltar sim

1 beijinho