quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Portugal de...

Ontem vi o novo programa «O Portugal de...», na RTP.
"Entrevista" a Jose Luis Peixoto, conduzida de forma sublime por Luís Osório.
Não são apenas as palavras... são as imagens e os silêncios, um todo cheio de bom gosto (que não estranha pelos intervenientes), um agitar de consciências, que merece o meu destaque de hoje.
Não são precisos muitos meios para fazer algo que eleve o nível da produção portuguesa.

Parabéns!
O Portugal de... de 16 Jan 2013 - RTP Play - RTP
Vale também pela «esperança» que nos é transmitida!
Retenho:
«...a cor de Portugal é o branco, porque permite que tudo seja possível!»

Da apresentação da RTP, retiro:
«Uma série documental extraordinária.
Uma partilha de experiências que o deixará a pensar.

Cada episódio será centrado numa personalidade convidada, a qual falará sobre pessoas, lugares, épocas e acontecimentos da sua vida numa perspetiva de explorar o que é ser Português, viver em Portugal e a sua relação com o País.
Em meados do século passado, vigoravam nos círculos intelectuais em Portugal impressões e explicações do que era ser Português, elaboradas sobretudo nos últimos anos do século XIX e princípio do século XX. Os símbolos e estereótipos dessa “maneira de ser Português” foram intensamente divulgados através do ensino e de muitas formas de arte e comunicação.
A presente série de programas procura compreender como a experiência de vida portuguesa dos convidados foi ou não afetada por esse património, e os levou ou não a contestá-lo e a afastar-se dele.
Trata-se de saber, no fundo, se é possível ou necessário falar, depois das transformações dos últimos 50 anos, de uma nova maneira de ser Português.»

Sem comentários: