sexta-feira, 14 de maio de 2010

Interruptor


Hoje
quando estava a sair de casa
olhei para o relógio e percebi que devias estar p'ra chegar

e então deixei a luz da cozinha acesa
porque é a que gasta menos
para que não encontrasses a casa às escuras na chegada

mas depois pensei melhor

ao chegares
vendo a luz acesa
podias pensar que eu estava em casa a fazer-te uma sandes de atum ou um cachorro
e ias ficar desiludida

porque eu estou a sair

e quando chegares já me fui

e vais sentir a mostarda ou a maionese no canto da boca
mas vai ser mentira

por isso
para não te desiludir
saio deixando atrás de mim a casa escura

para não te magoar


João Negreiros, in «a verdade dói e pode estar errada»

Há pessoas que têm o dom de nos fazer click...

5 comentários:

guvidu disse...

para não magoar, ou pk não queria mesmo vê-la e fazer a sandes de atum? :D

interessante, de qq modo.bj

sininho disse...

clique para cima e clique para baixo... há dos dois tipos... não?!

PSousa disse...

Dispenso a sandes, Búzio... mesmo para não magoar ;)

PSousa disse...

Maninha,

bom ter-te de volta ;)
E sim, escrevia sobre alguém que me desatou o «nó mental», mas não posso esquecer quem o criou... o poema era para ela ;)

Bj

Cláudia Maga disse...

Lindíssimo este poema do João Negreiros, um dos meus favoritos seguramente... muito bem escolhido!