quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Elementar, meu caro Ritchie!

Voltando à Terra... tenho tanto rascunho para completar sobre actividades neste final de ano...
Retomo a escrita, com o filme desta noite... voltarei a Pandora mais tarde...

Guy Ritchie pegou na figura de Sherlock Homes e virou-a, quanto a mim muito bem, do avesso...
Há quem vá gostar, há quem, acredito, que não goste...
Um misto de 007 (sequências de acção), CSI (análise da cena do crime), Chaplin (melhor papel de sempre de Downey Jr. e presente em alguns aspectos) e Colombo (alguém é do tempo deste detective? Eu sou!)...
Um Sherlock politicamente incorrecto, decadente, totalmente contranatura, como eu gosto... à excepção da pouca higiene evidenciada, obviamente ;)
Alguém imagina a substituição do pálido, brilhante, músico, dedutivo da televisão (do qual eu também era fã) por um three day shave, não menos brilhante, que sabe apenas uns míseros acordes de violino, com um cachimbo de Pai Tomás, lutador de Wing Tsun (para quem não souber o estilo coreográfico exibido é esse mesmo) e não boxeur?
Desconcertante... mas com um humor de piada fácil, que não demasiado óbvia... com paixão por uma mulher que dá muita luta (como podia eu não gostar disto;)...
Jude Law, acompanha brilhantemente... com um impecável estilo inglês... pelo qual o seu Amigo Holmes nutre uma amizade altamente possessiva... por aquele ter uma noiva e este não... onde é que eu já vi isto? ;)
A genialidade de Ritchie em quebrar todos os tabus relativamente a um personagem tão conhecido, rima com o talento de Downey (o papel tinha de ser dele) e com o sublime Hans Zimmer (banda sonora) do qual sou particular fã há muitos anos...
Um filme divertido para esta época do ano, já com uma sequela no prelo... o final deixa antever mesmo isso...

Podia ser diferente? Podia, mas não era a mesma coisa...

6 comentários:

Sparkle disse...

Bom ano. Beijo.

guvidu disse...

adorei a apresentação deste filne mas quero ir ver o avatar.desejo~te um ano feliz.bj luz paz

Rui Lança disse...

Fui ver este e gostei bastante. Muito diferente do que esperava, mesmo depois de ler o teu comentário. Das melhores adaptações e para melhor.

Abraço

PSousa disse...

Sparkle,

já retribuído, mas não custa agradecer novamente!

Bj doce

PSousa disse...

Bem vinda de volta, Brisa!
Espero que tenha um ano simplesmente fantástico!

Bj

PSousa disse...

Rui,

daqui só bons conselhos ;)

Abraço, Amigo!