terça-feira, 14 de abril de 2009

The Company

Sempre adorei tudo o que tenha ver com «spooks»...
A espionagem é um mundo vibrante, tanto quanto a vida real...
Dois dias atrás assistia a um filme com a seguinte quote:
«Nada é o que parece»... tal e qual a nossa vida, não?
Detenho-me na mini-série «The Company» que, creio nunca ter sido transmitida na tv portuguesa e que «devorei» nos últimos dois dias...

Baseada na obra de c. 900 pp de Robert Littel, publicada em Portugal pelas Publicações Europa-América, retrata as actividades da CIA (conhecida pelos seus funcionários como 'A Companhia'), durante um período de 40 anos e a sua intervenção em acontecimentos que originaram crises mundiais (Berlim, a invasão soviética de Budapeste, Cuba e a invasão da Baía dos Porcos, o crash das bolsas de 1987, o golpe de estado contra Gorbatchov).
Os personagens revelam muito sobre os quase cinquenta anos desta complexa e poderosa organização. À volta do seu núcleo, desenrola-se a caça à 'toupeira' (espião infiltrado) que envolve a CIA, o MI6, o KGB e a Mossad — primeiro, o famoso espião duplo Kim Philby que fugiu para Moscovo, depois pelo não menos conhecido 'Sasha' que levou à quase loucura James «mother» Angleton (brilhantemente representado por Michael Keaton), um paranóico e verdadeiramente real chefe da contra-espionagem, que chegou a chamar espião soviético a Kissinger e que durante 30 anos tentou descobrir a verdadeira identidade do espião infiltado na cúpula da organização.
É também o autor da célebre expressão «wilderness of mirrors»... mais uma vez, «nada é o que parece»...
Não menos interessante é o desempenho de Alfred Molina como o sombrio 'The Sorcerer', um dos mais importantes homens de campo da CIA.
A Companhia narra a emocionante história de agentes encarcerados em vidas duplas, combatendo um inimigo amoral, esquivo e terrível, um combate que muitas vezes é contra eles próprios...
Excelente fotografia... brilhantes desempenhos e realização...
Produção a cargo dos famosos Scott (Ridley e Tony).
Para apreciadores de histórias bem contadas...

«Don't get lost in the wilderness of mirrors»

2 comentários:

Vespinha disse...

Abriu-me o apetite! :)

PSousa disse...

Se quiseres empresto-te, Amiga!

;)

Bj