quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Long Way Down


Tudo começou há muitos anos atrás... sonho de miúdo, fazer viagem de moto pela Europa...
Sonho constantemente adiado... em 2005, comecei por comprar um livro chamado «Long Way Round», onde dois actores, um deles, o muito conhecido, Ewan McGregor (e Charlie Boorman) se aventuraram entre London e New York numa viagem que atravessava o leste europeu e o norte da América...
Passados quatro anos, comprei novo livro «Long Way Down», mesmos protagonistas mas indo de John O'Groats (topo da Escócia) até Cape Town (África do Sul)... ambos os escritos permaneceram quase intactos na minha biblioteca... tendo lido umas quantas páginas do primeiro... fui comprando (não lendo) mais livros de viagens, com as motos no papel principal, mas nada de relembrar o velho sonho...
Depois, veio a Vespinha, contando no seu blog a descoberta da série que, confesso, apesar dos livros não me tinha dado conta que existia...
Passaram mais uns quantos meses e dei-me conta desta segunda série na FNAC, não hesitando na sua compra...
Para mim, a melhor série que alguma vez vi...

Ingredientes?
Três motos, dois carros de apoio e um sonho concluído com sucesso...
Escócia, Inglaterra, França, Itália e mais catorze países em África visitados...
32.000 km... em 85 dias...
Muito bem filmada, apesar da componente aventura diminuir significativamente face à primeira série (que agora estou a visionar - Obrigado, Vespinha!), graças aos inúmeros apoios que obtiveram após o sucesso daquela...

A passagem pela Bella Itália... e eu que comecei a «devorar» os episódios logo após o regresso de Roma (engraçado ver o que tínhamos experenciado poucos dias antes)...
As dificuldades e atribulações entre fronteiras...
A grande Amizade entre os dois protagonistas... única forma de poder vivenciar uma experiência desta dimensão...
As magníficas ruínas romanas espalhadas por diversos países (lindíssima, a cidade Leptis Magna, Líbia)...
A beleza fantástica de África... bem como a beleza e generosidade das suas gentes...
As cataratas de Victoria Falls (o mais bonito de todos os locais visitados)...
A riqueza da fauna...
O amor e paixão verdadeiramente reais e exuberantes de Ewan por Eve e a coragem desta (aprendeu a andar de moto para fazer uma parte da viagem)... lindo! Só mesmo vendo...
Esta é a forma perfeita (de moto) de conhecer África, segundo Boorman...
Concordo e ainda bem que foi filmada...
Amei esta série...

Agora visiono a primeira e desde que iniciei esta saga... retomei o meu velho sonho...
A ideia será ir de Lisboa a São Petersburgo (se chegar apenas a Itália, já ficarei feliz)... em 2011...
Para 2010, reservarei um teste para o nosso país e eventualmente Espanha...
E para 2012... já tenho dois companheiros de viagem para a Route 66, nos EUA... esta será de Harley...
Até lá... tenho de comprar a montada (BMW ou KTM? A futilidade de 2010 está a caminho da decisão), tirar a carta constantemente adiada e preparar as viagens...
Mas com exemplos destes, dá mesmo muita vontade...

Por último, uma nota mais importante, talvez a maior desta série...
As constantes chamadas de atenção para o flagelo da SIDA, para a forma como a doença afecta as crianças e como estas superam a mesma, com trabalho possível da UNICEF... dá que pensar naquilo que nós consideramos como problemas...

A propósito deste tema, ontem fiquei deslumbrado quando voltei a retomar o contacto com a minha Amiga Su e percebi que tinha acabado de aterrar no Rio, para um mês de voluntariado na favela da Rocinha...
Só ao alcance de uma Mulher fantástica!
Boa sorte, Amiga!

6 comentários:

Juro disse...

Po acaso as motos sempre me assustaram um pouco.... mas maravilho-me por viagens!

Boa sorte na tua busca!

Unknown disse...

Adorei o livro pedi enprestado a um amigo e adorei

Nomada disse...

Ah! Essas viagens sao inspiracionais! Os livros mas mais ainda as series sao geniais!

PSousa disse...

Juro que se vai concretizar ;)

Bj

PSousa disse...

Marianinha, os livros como referi não foram lidos... mas as séries... do melhor que já vi (e vejo muitas!)!

PSousa disse...

Nomada,

obrigado pela visita e pelo comment... já viajei pelo teu blog... muito interessante... conceito e organização...

Quanto às viagens, o termo aplicado parece-me excelente!

Cumps