quinta-feira, 29 de abril de 2010

Master, Mestre, Mister

O 'Mister' foi-me atribuído pelos Amigos, mas o 'Il', é-lhe dedicado...
porque iniciei este espaço, quando o Zé se mudou para Milão...
Zé, porque assim foi que me pediu para o tratar, perante a minha estupefacção, quando confraternizámos durante quase um dia inteiro em Cobham para, com o José Marinho, realizarmos a entrevista que deu origem ao livro que tinha idealizado...
Sou seu fã desde os seus tempos de Barcelona... adoro o seu estilo, politicamente incorrecto, que usa desde o início da sua carreira...
Nunca vira a cara à luta e, em Abril de 2007, mostrou-me toda a sua humildade (partilhando o almoço e a viagem de regresso a Londres connosco) e até algumas da suas fragilidades (receando que se as coisas não se alterassem, poderia não ter interessados no final da época), numa altura em que os ventos não lhe corriam de feição, ali para os lados de Chelsea...
Quis escolher o título do livro, porque não podia ser outro que não: 'Vencedor Nato'.

Surpreendeu-me, com imensas estórias paralelas que nunca virão parar aos jornais ou a quaisquer livros...
Surpreendeu-me ainda mais, quando me disse que os direitos de autor que lhe estivessem destinados deviam ser entregues a uma instituição (Fundação do Gil)...
Não vi o jogo de ontem, porque já não me entusiasmo tanto com futebol como em outros tempos... mas estava certo que ele iria conseguir...
Ele consegue quase sempre, para não dizer sempre...
O Zé não brinca em serviço...
É um exemplo para todos, de crença, de não repetição de equívocos, de vontade de conquista, de criação de espírito de equipa... contra quase tudo e quase todos...
Já lhe enviei o mail da praxe...
Parabéns Zé, tu mereces! És o verdadeiro Mister!

6 comentários:

Sparkle disse...

Tem graça, num dos "espaços" onde vou trabalhar coisas menos mundanas conheci uma pessoa fantástica da Fundação do Gil, a Margarida Pinto Correia, com quem tive oportunidade de privar em situação perfeitamente humilde de igual para igual, tb ela uma vencedora nata, é bom conhecer pessoas assim, são elas que de alguma forma servem como modelos, numa sociedade em que assim se vai descontruindo a imagem e reduzindo a distancia em prol de um mundo em que podemos ser mais fortes, melhores. Bj

lágrima disse...

Sou fã incondicional!
Do profissional da pessoa bonita que é! Não aguento quando lhe chamam de arrogante!
Adorei este post!

É humilde, despretencioso e muito amigo, só quem tem o previlégio de o conhecer pessoalmente...
Gosto dele, imenso!

PSousa disse...

Sparkle, exemplos de vencedores... ajudam-nos a conseguir mais vitórias... gosto de conviver com eles... ajudam-me a ser melhor... por outro lado, os negativos... até me costumo afastar deles... mas tive aqui íman que me alterou o sentido do pólo...

;)
Bj

PSousa disse...

Lágrima,
se tiveste o prazer de o conhecer... sabes realmente do que falo... a máscara cai-lhe quando ganha confiança (e comigo bastaram 5 minutos para nos tratarmos por tu)... e é inspirador!

Bj

sonjita disse...

Imagino esse dia em Cobham... trocar impressões com aqueles que não conhecemos verdadeiramente pois fazemos a nossa figura pela imagem que nos dão, é um privilégio.... vejo que o aproveitaste.

beijinhos

P.S. Sim, é um verdadeiro Mister ;)

PSousa disse...

Uma experiência única, Sonj... felizmente únicas, já tive algumas...

Bj doce e feliz pelo teu regresso