terça-feira, 7 de julho de 2009

Delta Tango

Se estivesse na tropa, estas palavras significariam as letras 'D' e 'T'...
aqui representam o melhor da sexta-feira de Delta Tejo...
Noite tropical no som, nem tanto no tempo, mas muito no ambiente...
Começamos com a primeira aparição dos Macacos do Chinês...
O RG que me acompanhou nesta «tempestade tropical» diz e com razão que «faz lembrar o início dos Da Weasel»...
Não ouvimos o «Rolling na Reboleira»... porque passamos para Cuba... os supostos cabeça-de-cartaz, abrem o palco principal (depois de um warm-up que eu não aprecio, demasiado carnavalesco, dos Monobloco)...
Desempenho sempre polido dos Orishas

Gosto do calor que transmitem...
desfilam os seus sucessos e já são meio-portugueses... tantas as vezes que por aqui actuam..
Voltamos ao palco Santa Casa... para ouvir a primeira surpresa da noite... uns brasileiros que nunca tínhamos ouvido falar, mas que pelos vistos toda a gente conhecia... tal era o coro que entoava quase todas as letras... Natiruts

Grande som com sabor a Jamaica... fiquei com curiosidade de ouvir mais... muito zen... como este ano está a ser para mim...
Gostei imenso e com uma música que tem quase só um refrão mas que dedico a todos os que precisam «limpar» a cabeça durante este ano... em especial, a duas grandes Amigas, a Catw e a Moss...
«Liberdade pra dentro da cabeça»...
Eu que até pouco ouço músicos brasileiros... gostei bastante destes...
Regressamos ao Delta e não gostamos nada... a rudeza vocal de Buju Banton... com fracos sons da Jamaica, não nos deixa saudades...
Vamos beber qualquer coisa, que este não interessa...
Começa Nneka... mas ouvimos pouco... não é o melhor spot para se ouvir este estilo de música...
Principal again, para ver os Skank...

uma das minhas maiores curiosidades... e já vou em duas bandas brasileiras...
A «Garota Nacional» arrasa definitivamente... e por acaso, até temos muitas por companhia... mas a comunidade brasileira também se faz ouvir...
Termina muito bem e fico preocupado...
deixam a minha maior expectativa para último e assisto a uma grande debandada...será que os Bajofondo Tango Club,... oriundos de outras pátrias de café (Argentina e Uruguai) vão ficar sem Ajuda?

Poucos no início, aos poucos vão conquistando a audiência dispersa...
aceleram a cada música que passa... e num ápice, a arena volta a encher-se... tudo a saltar ao som de tango electrónico, o tal que o RG me tinha perguntado: «vamos ficar à 1 da manhã à espera de Tango???»...
ele próprio surpreendido com o som que era emitido por aqueles magníficos performers...
eu então devo ter sido argentino noutra vida... esta música tira-me completamente do sério...
Para o final, o melhor... um dos vocalistas salta para o público e traz consigo a audiência para cima do palco...
terminam em apoteose com todos em delírio...

Terminam? Não... são os únicos com direito a cânticos para ver se merecemos pelo menos a um encore...
e não é que regressam mesmo?
Pa Bailar...

Muito, muito bons... mais ritmo que os Gotan (uma das minhas bandas de topo)...
Só por si, valeram a noite!

4 comentários:

Lou Salomé disse...

Alguma inveja... mas não se pode estar em todo o lado :-)
Este fim-de-semana, a cidade do Porto é líder!!
Cá te espero! :-)
Bjos

PSousa disse...

Estarei aí... perto de Ti ;)

Bj

Anónimo disse...

Como te queixas q nunca comento cá vai...

Apesar do bilhete para os 3 dias só fui ao 2º do DT. O Raio do exame para a OROC na segunda a pesar na consciência. :( Quanto a mim o melhor dia em cartaz (do cartaz simples do DT)...e não saí desiludido:
Orquestrada... muito bom;
Bossa Nossa... a surpresa do dia! Grandes clássicos portugueses (xutos, GNR, Jorge Palma) em ritmos jazz e Bossa nova. Fiquei fã, amei;
Sara Tavares: Sublime. O ultimo álbum mais afro.
Deolinda: quanto a mim ainda sem repertório para festivais;
Vanessa da Mata: Gosto muito mas fiquei com a sensação que não conquistou o publico. O som Tecno que ecoava de fundo tb não ajudou!

Conclusão: Não são preciso só nomes sonantes internacionais para se passar um bom tempo a ouvir musica.

Abraço mister!

PSousa disse...

M&M,
a escolha da Delta em países que são produtores de café, é original e mais ou menos bem conseguida... creio que se dividissem este cartaz por dois dias seriam mais felizes, mas isso é o gestor a escrever...

Por mim, adorei a noite que passei pela Ajuda... e se queres que te diga/escreva...
Ajudou muito... mais um dia...

Abraço, Amigão