terça-feira, 14 de julho de 2009

Festival ao Largo


Uma das melhores iniciativas culturais de 2009...
Um festival de arte erudita em ambiente urbano...
O Festival ao Largo é uma iniciativa da OPART que gere conjuntamente o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado.
É a festa da música sinfónica, coral-sinfónica, bailado e teatro...
Ao todo, são 18 espectáculos ao ar livre com entrada gratuita...
Marquei presença na Noite Branca de Tchaikovsky com a Catw e neste domingo regressei ao Largo, a convite da TVG, para ver a Companhia Nacional de Bailado com duas peças:
Concerto

Coreografia: Katarzyna Gdaniec e Marco Cantalupo
Música: Johann Sebastian Bach concerto para cravo BWV 1052
Adorei... as Amigas expert dizem-me que a segunda é a melhor, mas eu que estou a ficar apaixonado pelo bailado contemporâneo, prefiro o minimal... desta peça...
Podia vê-la vezes sem conta...
(embora a escolha do vídeo da CNB seja a 2.ª parte da peça, a menos atraente para mim, pelo excesso de repetições de movimentos... os puristas que desculpem os comentários do leigo)

Cantata

Coreografia: Mauro Bigonzetti
Arranjo e interpretação musical, a partir de música original e tradicional do Sul de Itália pelo Gruppo Musicale Assurd.
Da preferência das Amigas, conforme referi... eu não fiquei tão fã, embora me tenha deliciado com uma parte da peça em que tínhamos apenas uma área mais melancólica e um solo feminino com dois bailarinos masculinos... (curiosamente a parte escolhida pela CNB para ilustrar o trabalho, no Tubo)

Segundo ouvi no domingo, mais de 20.000 pessoas já passaram por lá...
a cultura desceu à rua...
um verdadeiro prazer para quem, como eu, ambiciona conhecer cada vez mais...

Dando a palavra a Carlos Vargas:
«A possibilidade de neste espaço da cidade recriarmos um anfiteatro é uma experiência única e em certo sentido irrepetível. Poder juntar mil pessoas no Largo é um acontecimento absolutamente extraordinário que ninguém deve perder.».
Eu assino por baixo!
Uma verdadeira festa popular!

Quem puder, não perca o teatro que se vai seguir...

8 comentários:

Lou Salomé disse...

E não é que vais ver a Menina Júlia à borla?! :-)) Ai, ai, ai... e eu que me desloco do Norte para não perder as peças e agora o Festival do Largo, faz-me uma dessas!!
E porque é que Lisboa não fica mais perto?! :-(
Bem, porque eu preciso é de trabalhar!
Diverte-te por mim!
Beijos,
Lou

A Respigadeira disse...

É só para te deixar um grande beijo. Ando tão cansada que ando num período de ausência total de... Inspiração.

Mil beijinhos

Anónimo disse...

eu já vi o teatro :P, mas noutro ambiente... o que não me mata a inveja!

PSousa disse...

Lou,

minha doce Amiga :) eu não fiz o programa ;)
Não tinha aproveitado quando cá estiveste... vejo hoje... a ver como resulta o Teatro ao ar livre...

Bjs

PSousa disse...

Clara,

tenho sentido a tua ausência...
mas desde que estejas bem, é o mais importante...

A minha inspiração como lês, também se esvaíu... o blog não tem passado de um diário nocturno...

Carpe diem

Bjs

PSousa disse...

Sininho,

inveja nunca terás minha :) Gosto de Ti, Mana... Adoro-Te mesmo...
A tua inteligência marca o ritmo das nossas conversas...
Espero que possamos ser mais assíduos um com o outro!

Bj

Cris disse...

mais vale tarde do q nunca...agora emocionei-me a rever a cantata...fez-me sentir saudades da dança...

PSousa disse...

E eu que te quero ver... dançar ;)

Obrigado pela companhia destes dias ;)

Bj