terça-feira, 25 de agosto de 2009

A traição do tempo

«Dizem que as fotografias não mentem, mas essa é a maior mentira que já ouvi.
(...) quando guardam para sempre um instante que nunca se repetirá, as fotografias não mentem.
(...) Porém, a mentira consiste em pensar que esse instante é eterno, que dois amantes felizes e abraçados numa fotografia ficaram para sempre felizes e abraçados. É por isso que não gosto de olhar para fotografias antigas: se alguma coisa elas reflectem, não é a felicidade, mas sim a traição - quanto mais não seja, a traição do tempo, a traição daquele mesmo instante em que ali ficámos aprisionados no tempo. Suspensos e felizes, como se a felicidade se pudesse suspender carregando no botão "pausa" no filme da vida.»

In No teu deserto, de Miguel Sousa Tavares

Engraçado como neste fim de semana, inadvertidamente, algumas fotografias me passaram pelos olhos...
e senti a traição do tempo... em todas elas...

8 comentários:

Rui Lança disse...

Amigo, ficaste fã do livro! Quanto às fotos...bem, tenho pena de não ter mais fotos contigo dos tempos das caricas no passeio.

Mas não sinto grande traição...pois tu cá continuas comigo.

Aquele abraço!

PSousa disse...

Amigo, fã do livro e da leveza da escrita no mesmo... tudo muito natural... como se estivessemos nós a trocar impressões...

Quanto às fotos, as do tempo que referes... não têm nada de traição... muito de Amizade e também de inocência :)

Semper Fi aos Amigos!

Abraço

sonjita disse...

As fotografias aprisionam momentos... temos é q conseguir olhar para elas como momentos que fizeram parte da nossa vida e não como traições por deixarem de ser o que são... a vida é feita disso, momentos soltos...

BJK GRD

Vejo que gostas do novo livro do Miguel Sousa Tavares... tb me parece interessante.

Anónimo disse...

gostes ou não goste delas, e independentemente do que te façam sentir, não deixam de fazer parte da tua história.

PSousa disse...

Sonj,
a traição do tempo a que MST se refere, existe...
a interpretação é muito interessante do meu ponto de vista...
mas essa traição temporal não invalida que os momentos retratados nas fotos sejam sublimes e de verdadeira alegria, sentida e bem por quem lá estava...
e voltar a observar essas imagens, é motivo de regozijo pela vivência apresentada nas mesmas e não de tristeza pela ausência nos dias que correm...

Como escreveste, a vida é isso mesmo, feita de momentos... este ano é fantástica a quantidade de bons... que tenho vivido junto de quem gosto... Amigos e Família!

Bj

PSousa disse...

Mana,

como em tudo na vida, se não gostasse, garantidamente, não as preservava ;)
Fazem parte de uma boa estória...
hoje uma Amiga dizia-me: "já reparaste que nunca tiramos fotos nos maus momentos?"
... eu tenho tirado muitas...

Bj

Anónimo disse...

eu adoro fotografias...são essa captação de um instante de eternidade captado pela lente da máquina e espelho da alma...e sim, o tempo é sempre uma distentio anima (distensão da alma), já dizia sto agostinho nas suas "confissões" - passa depressa se for feliz, e inversamente...e isto para dizer o quê? que se as fotos traduzirem felicdade, pelo menos, podemos revê-las!
fica bem, um bj

PSousa disse...

Sobre as fotos, acho que ainda vou voltar ao assunto... há mais uma citação do livro de MST que vou incluir brevemente...

Beijo, PrAia